O exercício de se colocar no lugar do outro deveria ser feito por todas as pessoas, pelo menos de vez em quando. Especialmente quando se trata de outras pessoas que possuem alguma deficiência e, por isso, precisam da acessibilidade para que suas vidas sejam um pouquinho mais fáceis.
Porque é através desse exercício que nos damos conta do quanto uma pequena mudança pode fazer uma grande diferença. Uma rampa num lugar estratégico para que os cadeirantes possam ter acesso, por exemplo, ou um documento em Braille para que os deficientes visuais possam identificá-lo com mais facilidade.
E é exatamente por esse caminho que o Nubank está indo. Nessa semana, o roxinho lançou o NuBraille, um combo de recursos de acessibilidade que pretende mudar a experiência de pessoas cegas ou com baixa visão. Saiba mais sobre essa novidade.
O que é o NuBraille?
Como dito acima, o NuBraille é um pacote de recursos de acessibilidade voltado para pessoas cegas ou com baixa visão e que nasce com o objetivo de ser funcional ao mesmo tempo que eleva a humanização e a autonomia dos clientes que possuem deficiência visual.
Por meio dele o nome do cliente ou da empresa do cliente Nubank, serão impressos no cartão em Braille. A novidade está disponível para o roxinho tradicional e cartões PJ. A ideia é que mais fácil do cliente identificar qual é o seu cartão pessoal e qual é o da empresa, por exemplo.
O vídeo abaixo mostra um pouco mais do NuBraille:
‘A relevância de possuir o nome de uma pessoa ou de sua empresa em Braille é extremamente valiosa, uma vez que reforça o sentimento de pertencimento, inclusão e também de ordem afetiva, já que o Braille não está presente no cotidiano ou na escrita em tinta. Há dificuldade de acesso a livros, revistas, e, inclusive, nas escolas, onde raramente crianças e adolescentes cegos possuem seus nomes estampados nos seus materiais escolares. O Nubank é inovador ao inserir em braille o nome e a empresa dos clientes nos cartões roxinho e PJ", é o que disse Gisele Oliveira, especialista em Diversidade & Inclusão no Nubank, mulher cega e que utiliza a escrita Braille.
Um dos colaboradores do projeto é Leonardo Gleison, um dos engenheiros de software. Cego, ele é um dos representante do NuPlural, grupo de afinidade de pessoas com deficiência e que trabalha no Nubank.
Mesmo tendo participado de todo o processo de criação do NuBraille, quando eu recebi meu cartão foi muito interessante o sentimento de independência e realização ao conseguir realizar o desbloqueio do cartão com autonomia pela primeira vez na vida", conta ele, afirmou Leonardo Gleison, engenheiros de software do Nubank.
O que muda com o NuBraille?
- Mais fácil de pedir: agora é possível identificarmos pessoas que usam leitores de tela para oferecer um cartão em braille logo no início do processo de pedido do cartão, melhorando a experiência do cliente;
- Kit de boas-vindas acessível: um kit de boas-vindas com letras grandes, em Braille e um QRcode que leva o cliente a instruções audiovisuais no nosso canal do Youtube, com vídeos que explicam como desbloquear o cartão e também como criar cartões virtuais;
- Cartão acessível e personalizado: o cartão possui o primeiro nome do cliente (ou nome da empresa, caso seja PJ) com até 11 dígitos e os quatro últimos dígitos do cartão impressos em braille diretamente no cartão. O nome é sempre escrito com letras minúsculas, sem número e sem caracteres especiais.
Já tenho cartão do Nubank. Posso pedir o NuBraille?
Por enquanto, clientes que já têm um cartão Nubank podem solicitar o NuBraille entrando em contato com o nosso time de atendimento para fazer a substituição.
É possível falar com a equipe Nubank pelo telefone 0800 608 6236.
O que é o NuBraille?
O NuBraille é um combo de recursos de acessibilidade que inclui a emissão de cartões tradicionais e PJ com o nome do cliente em Braille, e que pretende mudar a experiência de pessoas cegas ou com baixa visão, clientes do Nubank.
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