Independente de a empresa ser pequena ou uma multinacional, para que ela tenha sucesso, é preciso que ela siga uma série de regras, como leis trabalhistas, relações com órgãos reguladores e que respeite sua missão e valor. Por esses motivos, o termo compliance está muito destacado no mundo corporativo.
O termo pode ser definido como um conjunto de procedimentos e práticas, que garantem que a instituição e seus colaboradores sigam as normas internas, as leis e as regulamentações.
Conforme a 5ª edição da Pesquisa de Maturidade do Compliance no Brasil, realizada pela consultoria KPMG, são apenas 5% das empresas que foram ouvidas que afirmam não possuir estruturas para o compliance.
Então, confira abaixo como o compliance pode ajudar a fortalecer a companhia através de reputação e bons resultados.
O que significa compliance?
Traduzido do inglês, o termo significa conformidade, sendo uma série de atividades nas quais a empresa implementa com a intenção de estar em conformidade com regulamentos internos, normas, determinações dos órgãos reguladores e com as leis municipais, estaduais ou federais do ramo que ela atua.
Seu surgimento foi na década de 1970 nos Estados Unidos e tem origem do termo "to comply", que significa "cumprir", o que podemos entender como cumprir normas, regras ou instruções.
Foi no ano de 1977 que a compliance ganhou forças, pois foi criada a Lei Anticorrupção Transnacional (a Foreign Corrupt Practices Act - FCPA) pelo governo norte-americano. Seu objetivo era coibir que empresas americanas se envolvessem em casos de corrupção.
Aqui no Brasil, só se ouviu falar sobre o assunto na década de 1990, e com o decorrer dos anos, foi se usando mais o compliance nas empresas privadas.
Em 2013, com a chegada da Lei Anticorrupção brasileira, o tema ganhou mais espaço, e as empresas começaram a utilizar mais o compliance para melhorar sua imagem, ganhar competitividade no mercado e até reduzir custos processuais.
Quais os objetivos do compliance?
Seu principal objetivo é proteger a companhia de impactos negativos gerados por razões de possíveis descumprimentos de regras e diretrizes, garantindo assim a sustentabilidade e contribuindo para a reputação da empresa.
Quais os seus impactos?
O Compliance é responsável por elaborar e apresentar regras e processos, com parcerias de outras áreas da companhia. Essas regras garantem que todos que fazem parte da empresa sigam as leis e os regulamentos, podendo ser os códigos de condutas e boas práticas. As pessoas envolvidas vão desde os empresários, gestores, colaboradores até mesmo os próprios clientes e fornecedores.
O compliance também trabalha com a questão do combate às práticas ilegais dentro da instituição. Isso significa que o compliance ajuda a prevenir e tratar as violações das regras. Suas principais responsabilidades são:
- Garantir que todas as obrigações legais sejam cumpridas;
- Garantir que todos os processos e normas internas sejam seguidos;
- Zelar pela prevenção, pelo monitoramento e a violação às regras que a empresa estabelece;
- Impedir que a empresa se envolva em atos de corrupção;
- Realizar a prevenção de riscos compliance que futuramente possa ocorrer na empresa;
- Garantir que a empresa seja transparente nos processos e controles internos e externos.
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