Imagine que você precisa de um empréstimo para quitar sua dívida ou comprar um imóvel, mas depois de um tempo, os juros e as condições do contrato apertam seu orçamento. Ao pesquisar, você descobre que existem outras instituições com taxas mais atrativas que cabem no seu bolso. É aí que você pode recorrer à portabilidade da folha de consignado.

Os empréstimos consignados são exclusivos para aposentados, pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e servidores públicos. A principal diferença de um empréstimo regular é a forma de pagamento: o parcelamento é descontado diretamente do benefício ou do salário. Essa forma de cobrança torna o método do banco mais seguro e, portanto, pode reduzir significativamente as taxas de juros para os consumidores.

Mas você sabia que é possível contratar um empréstimo consignado e transferi-lo para outro banco que tenha taxas de juros menores? A seguir, entenda como fazer a transferência de consignado.

O que é a portabilidade de consignado?

A portabilidade de consignado é uma ferramenta que os bancos disponibilizam ao cliente, onde permite que o mesmo transfira o empréstimo para uma instituição com taxas de juros menores. Com isso, é possível aumentar o prazo e reduzir os juros. Esse procedimento está disponível a qualquer cliente que tenha contratado um empréstimo, conforme a resolução de nº 4292 de 20 de dezembro de 2013. Entre outros pontos, a legislação assegura ao cidadão que, ao fazer a portabilidade do contrato de uma instituição para a outra, as taxas nunca podem ser maiores.

Ela também regulamenta que o processo seja ágil e rápido, tendo o prazo máximo para a portabilidade ocorrer em até um dia útil, a partir da data da solicitação.

Como funciona a portabilidade de crédito consignado?

De início, a dica é pesquisar qual instituição financeira tem a melhor taxa. Após isso, o cliente deve ir ao banco em que fez a contratação e pedir a portabilidade do empréstimo consignado. A partir daí, o banco que vai receber a portabilidade verifica junto ao banco de origem o valor do crédito contratado, valores pagos, e todas as informações deste contrato.

Tendo as informações necessárias e documento de transferência assinado, o novo banco prossegue com a portabilidade do crédito consignado. Em seguida, começa a valer o novo contrato. É como se a nova instituição ‘’comprasse’’ a dívida antiga.

Margem consignável

Ao vender um empréstimo, é necessário ter cuidado para não comprometer a renda do cliente com o pagamento da dívida.

No caso dos aposentados e pensionistas do INSS, o valor não deve passar de 40% do benefício. Ccontudo, são destinados 35% para o empréstimo e 5% para o cartão de crédito.

É importante salientar que esse valor é válido até 31 de dezembro de 2022, por conta de uma ampliação de 5% concedida pelo governo por meio da Medida Provisória nº 1.106/2022. A margem prevista em lei é de 35%, que é a vigente para os servidores públicos.

Como fazer portabilidade de crédito consignado?

Para solicitar a portabilidade do crédito consignado, você deve solicitar o valor total da dívida à instituição de origem do financiamento e informar esse valor ao novo banco, e com o número do contrato e dos demais dados solicitados o procedimento pode ser iniciado.

Os seguintes passos são:

  1. Realize uma simulação para compreender melhor como fica o seu novo contrato;
  2. Após solicitar a portabilidade, o seu pedido passa por uma análise de crédito;
  3. Por último, a contratação e efetivação da portabilidade do seu consignado passa a ser formalizado em contrato.

Veja abaixo mais detalhes de cada uma dessas etapas.

Simulação

A simulação de portabilidade de crédito consignado é o momento de saber como vão ficar as parcelas a vencer, escolher a data de pagamento, quantidade de vezes para pagar. Basta informar os dados pessoais, seu contrato e a fonte do seu pagamento. Todo processo é feito com privacidade e segurança.

Análise de crédito

Após a simulação, é analisada a sua proposta e você escolhe as melhores condições de juros e prazos, conforme a sua necessidade e disponibilidade de pagamento.

Contrato e efetivação

Em seguida, envie os documentos necessários para poder assinar o contrato de empréstimo consignado.