Você já ouviu falar em units? Em suma, tratam-se de instrumentos financeiros versáteis e muito democráticos, pois mesmo o pequeno investidor pode adquiri-las sem nenhum problema. E melhor: ela reúne as vantagens dos dois mundos quando falamos de ações ordinárias e preferenciais.

Diante da sua importância, esse artigo visa trazer todos os detalhes sobre o assunto. Abaixo, vamos te explicar todos os detalhes e como eles se diferenciam dos outros tipos de ações existentes no mercado.

Além disso, você vai compreender qual é a sua composição, as vantagens de manter os seus investimentos em units. Sendo assim, siga a leitura a seguir, e fique a par de todos os detalhes sobre os units.

O que são units?

As ações do tipo units são conhecidas como certificados de depósito de ações, e incluem várias classes de ativos. Se trata de um tipo de pacote de ativos do mercado de ações. Em geral, consiste em ações ordinárias (ON) e ações preferenciais (PN).

Apesar de serem menos usuais no mercado, as units entregam os mesmos benefícios dos ativos do pacote. Por exemplo: você pode comprar uma unidade que possui um ou mais ativos, como duas ações ON e uma ação PN. A seleção do número de ações depende da intenção de cada investidor.

Se as units forem ações ON e PN, o investidor pode votar na assembleia geral e tem preferência nos dividendos. Ou seja, você ganha os benefícios de todos os ativos classificados no pacote. E se necessário, ela também pode subscrever ações.

Inclusive, esse é um dos maiores chamarizes para quem deseja se inscrever nessa categoria. A combinação de tipos de ativos diferentes classificados na unidade oferta vantagens. Porém, o usufruto é limitado a uma parte da propriedade no pacote.

Como as units se diferenciam de outros tipos de ações?

Como você pode ver, as units possuem diferentes categorias de ativos em um mesmo pacote. Sendo assim, mesmo que a unit tenha as características de todas as ações abrangidas, ela não representa um único investimento de forma isolada.

Isso acontece, pois se trata de um grupo de ativos. Ao aplicar em ações, o investidor costuma comprar ações ON e PN da companhia em questão. A proporção de ações ON para ações PN no pacote muda de uma companhia para outra. Em geral, o motivo não é invariável, e é normal que as unidades tenham mais ativos PN do que ON.

Abaixo, entenda como as PN se diferenciam da ON.

Ações Preferenciais (PN)

As PN são ações que não dão o direito de voto na assembleia. Porém, no caso de a empresa falir ou distribuir lucros, os investidores têm a vantagem de ganhar os proventos primeiramente.

Isso significa que, se a empresa falir ou acabar por qualquer razão, os investidores devem reconquistar parte do seu dinheiro. Além disso, as ações preferenciais são mais líquidas no mercado de ações brasileiro. Vale recordar que as ações preferenciais não asseguram, por lei, o direito de conseguir ações.

Ações Ordinárias (ON)

As ON são ações com código de listagem 3. Em suma, a sua principal propriedade é assegurar ao investidor, o direito de voto nas assembleias da empresa. De acordo com a lei, as ações ordinárias também devem ter um componente seco de pelo menos 80%.

O instrumento defende os acionistas minoritários da empresa. O motivo é que, caso o controle acionário seja vendido a outra empresa, a nova companhia é obrigada a ofertar pelo menos 80% do valor da participação minoritária pagos aos principais acionistas.

Sobre o voto vale dizer que essa é uma vantagem limitada aos pequenos investidores. Isso acontece, porque o valor de cada voto é definido com base no número de ações detidas pelos investidores. Dessa forma, o voto de um acionista detentor de um lote de 100 ações, será menos pertinente em relação ao voto de grandes investidores.

Sendo assim, investidores de longo prazo com pensamento de parceiro do negócio costumam selecionar companhias com ações ON, por serem as mesmas ações dos controladores, o que torna próximos os interesses da minoria da maioria.

Brazilian Depositary Receipt (BDR)

Enquanto isso, os BDR são papéis representativos de ações emitidas por companhias de outras nações, porém, negociadas no pregão da B3. Tudo ocorre como se fossem subtítulos em papel de empresas estrangeiras e, desde setembro de 2020, também do Brasil.

Sendo assim, quem comprar BDR não vai comprar ações de empresas estrangeiras. Ao invés disso, aplica em papéis que representam essas ações. As ações já estão lá, e devem ser depositadas e mantidas em uma instituição financeira que atue como fiduciária. Ou seja, aquela que você investe.

Unit

Como visto acima, há diferenças entre as ações PN e ações ON. Sendo assim, uma unit é uma combinação de um ou mais ativos dessas categorias. E assim, cria um tipo de novo investimento. Quem desejar, pode comprar uma ação ordinária e mais 4 ações preferenciais em uma única unit de investimento.

A unit opera como uma combinação de dois tipos de ações. Em algumas situações, é possível conseguir os benefícios de ambos: dividendos e direitos de voto. Porém, são ótimas opções, especialmente para quem já tem experiência no mercado financeiro.

Qual é a composição de uma ação do tipo unit?

Uma unit é uma ou mais categorias de títulos negociados em conjunto. Dessa forma, no mercado são negociadas em unidades, que por exemplo, podem ter ações preferenciais e ordinárias.

As ações estão listadas na Bolsa de Valores Brasileira, e são caracterizadas pelo número 11 no final do código da empresa. Por exemplo, as ações do Banco Inter são classificadas como BIDI4 e BIDI3, e suas units são BIDI11.

Ademais, vale destacar que a estrutura da unit depende do capital social da companhia. Sendo assim, nem todas as organizações ofertam esse tipo de investimento, pois não é uma ação única, mas sim, um conjunto de ativos diferentes.

Quais são as vantagens de investir em units?

Em suma, essa ação é negociada na bolsa de valores brasileira por empresas listadas com a intenção de elevar a liquidez dos seus ativos, além de diminuir a chance de a empresa perder a sua participação majoritária através de grandes acionistas.

Além disso, as units dão aos investidores, a possibilidade de variar o seu portfólio de investimentos e aproveitar o que a classe de ativos possibilita, como o direito a voto em assembleias e precedência no recebimento de dividendos.

Outra vantagem desse ativo é a simples entrada para os investidores de varejo que podem comprar ou vender units quando desejarem e à sua maneira.