Lançado em novembro de 2020 pelo Banco Central, o Pix é hoje o meio de pagamento mais usado do país e possibilita fazer transferências e pagamentos em poucos segundos, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Mas até recentemente, para fazer um pix, era necessário ter saldo na conta.

Hoje já não é mais, ou pelo menos não é se você for cliente de um dos bancos que já oferece a possibilidade de fazer um pix no crédito. Aos poucos as instituições financeiras vão aderindo e lançando essa funcionalidade em seu aplicativos. Mas será que vale a pena? E como que faz um pix no crédito? Siga a leitura que a gente vai te explicar.

O que é o Pix no Crédito?

O Pix no Crédito é uma função em que o pagador - aquele que está fazendo o pix - pode optar por utilizar o limite do cartão de crédito ao fazer a transferência. Dessa forma, para quem recebe, nada muda, o valor vai entrar na conta imediatamente, mas quem paga não precisa ter necessariamente o dinheiro na conta ou não precisa comprometer o orçamento do mês com aquele valor.

Os bancos que disponibilizam essa função, em sua maioria, oferecem ainda a possibilidade de parcelar o pix no crédito, em geral em até 12 vezes. Para isso, porém, eles costumam cobrar taxas de juros.

Como fazer um Pix no Crédito?

O passo a passo vai mudar de acordo com o banco e o aplicativo, mas de uma forma geral, o processo é semelhante ao do pix tradicional. A diferença é que na hora de escolhar a fonte do dinheiro o cliente vai poder selecionar entre "saldo da conta" ou "cartão de crédito". Nessa segunda opção ele estará fazendo um pix no crédito. Em seguida, é só colocar a senha para finalizar a transação e pronto, o pix estará feito.

Vale a pena usar essa função?

Você vai precisar verificar a questão dos juros. Se o seu banco oferece essa função e os juros não são muito altos, há sim algumas situações em que o Pix no Crédito pode ser mais vantajoso do que o cartão. Veja só:

  • Quando você precisa fazer um Pix, mas não tem saldo na sua conta: isso pode acontecer em uma situação de emergência, como o conserto de um item essencial, como a geladeira, por exemplo. Ou em situações em que a pessoa ou a empresa para quem você precisa realizar um pagamento só aceita pagamento à vista.
  • Quando você até tem saldo, mas não quer comprometer seu orçamento do mês com esse pagamento: sabe aquele mês em que você está com as contas certinhas, mas surge um pagamento a fazer, não planejado, que pode comprometer essa organização? Ao fazer o Pix no Crédito, você não perde seu planejamento.
  • Quando você quer concentrar todos os seus gastos na fatura do cartão: o cartão é uma boa ferramenta de organização financeira. Para quem já concentra todos os gastos nele, o Pix no Crédito é mais uma opção para centralizar seus gastos em um só lugar.
  • Quando a loja oferece desconto em compras com pagamento via Pix: muitos lojistas oferecem desconto no pagamento à vista, em dinheiro ou Pix. Com o Pix no Crédito você aproveita o desconto, mas continua pagando a conta com seu cartão em até 12 vezes.

Instituições financeiras que oferecem:

Entre as instituições financeiras que já oferecem o Pix no Crédito, estão:

Nubank

Lançou a função em julho de 2022. O banco não divulgou os valores oficiais das taxas, mas nas simulações divulgadas no vídeo institucional aparecem as seguintes taxas: 2,5% para fazer em 1x; 5% para parcelar em 2x; 6,5% para 3x; e 9% para 4x. Ou seja, o juro vai aumentando conforme aumentam as parcelas - podem ser até 12. Ao fazer um Pix no Crédito o cliente utiliza o limite de seu cartão de crédito.

Bradesco/Digio

Desde junho de 2021 a instituição disponibiliza em seu banco digital Digio a opção dos clientes fazerem Pix utilizando o limite do cartão de crédito. No entanto, o usuário pode usar no máximo 40% do limite do cartão de crédito em pagamentos entre R$ 50 até R$ 3.000 e parcelar em até 12x. Sem esquecer que quem fazer essa operação estará sujeito a uma taxa de até 9,9% ao mês.

RecargaPay

O RecargaPay é uma carteira digital que oferece também essa possibilidade. Ela cobra uma taxa de 2,99%, o que é bem vantajoso comparando com outras opções. Para realizar a transação é preciso ter apenas uma conta no app, cadastrar um cartão de crédito e no momento que for realizar o pagamento via Pix, selecionar a opção de uso do cartão de crédito para parcelar em até 12x. Mas diferente do Digio, nesta organização é possível utilizar todo o limite disponível no cartão.

PicPay

A carteira digital PicPay também disponibilizou essa função para seus clientes. Mas para ativar o pagamento via cartão de crédito é preciso digitar o valor desejado, desabilitar o saldo como forma de pagamento e selecionar ou adicionar um cartão. A partir daí, será possível fazer as transferências através do Pix e parcelar em até 12 vezes.