A Cantu Store, uma plataforma que permite negociação de pneus, registrou em 21 de outubro deste ano um pedido de registro de IPO, sigla para "Initial Public Offering" - Oferta Pública Inicial, junto à Comissão de Valores Mobiliários do Brasil (CVM).
Agora em análise na CVM, o pedido de IPO da Cantu Store engrossa a fila de ofertas pendentes em 2021, que, apesar de já ter sido composta por mais de 35 empresas, atualmente conta com 18 interessadas em abrir capital no Brasil e ingressar na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3.
O IPO é uma operação que permite a primeira negociação de ações de uma empresa na bolsa de valores. Além disso, com a conclusão da oferta, a empresa consegue ainda levantar recursos para si e/ou para alguns de seus acionistas.
Segundo o documento enviado à CVM, foram contratados como coordenadores do IPO da Cantu Store as instituições financeiras Itaú BBA que é o coordenador-líder, o BTG Pactual como agente estabilizador, J.P. Morgan e a Citigroup.
Sobre o IPO da Cantu Store
A Cantu Store está preparando um IPO com ofertas primária e secundária de ações do tipo ordinária (ON), sendo que a companhia já solicitou à B3 a listagem e admissão dos papéis no segmento Novo Mercado, nível que exige altos padrões de governança corporativa, "cujo deferimento estará condicionado à realização da Oferta", consta no documento divulgado.
No âmbito da oferta secundária do IPO da Cantu Store, o empresário brasileiro Humberto Gabriel Cantu será o acionista vendedor de ações.
Por enquanto, apenas a minuta do prospecto preliminar foi enviada à CVM, que é um documento composto por informações básicas sobre o IPO. Os dados completos, como o potencial financeiro, o ticker e calendário da oferta, devem ser divulgadas em breve conforme a operação tramita.
Apesar de não existir a projeção financeira do IPO, a Cantu Store anunciou quais as pretensões da companhia após a operação. Dentre os projetos, uma reorganização societária está nos planos, veja abaixo onde os recursos serão investidos:
- Capital de Giro: "a Companhia utilizará os recursos para investimento em expansão, sendo que tais recursos não serão destinados ao pagamento de dívidas financeiras", disse o documento divulgado.
- Investimentos em private label (marcas próprias):
- Projetos e Novos Negócios: para crescimento orgânico;
- Reorganização Societária: "a Companhia irá liquidar suas obrigações perante o Acionista Vendedor, considerando a aquisição das sociedades operacionais do Grupo Cantu Store, operação na qual se tornou a respectiva controladora", explica o documento do IPO.
- Veja o atual documento sobre o IPO da Cantu Store, onde há informações mais precisas sobre a reorganização societária, por exemplo.
Um pouco sobre o Cantu Store
Fundado em 2006 no Paraná, o Grupo Cantu Store é uma plataforme que une tecnologia e logística para oferecer um ambiente de compra e venda de pneus.
Segundo dados de 2021 da Similar Web, empresa de informação que tem um ranking com o tráfego de milhões de sites, a Holding Cantu Store está entre os principais e-commerces de pneus do Brasil.
A companhia, que ser um dos maiores distribuidores de pneus do país, opera por meio de um e-commerce próprio, atuação em outros marketplaces, vendas diretas via representantes comerciais, bem como vendedores externos e televendas na empresa. Entre março a setembro de 2021, a plataforma captou mais de 300 mil clientes no Brasil.
"O Grupo atua em duas frentes de negócio por meio de duas marcas de oferta: a PneuStore, varejista online B2C (34% da receita total no período de nove meses findo em 30 de setembro de 2021), e a CantuPneus, marca de oferta com foco em distribuição B2Fleet (41% da receita total período de nove meses findo em 30 de setembro de 2021) e B2B (24% da receita total período de nove meses findo em 30 de setembro de 2021) através de uma estratégia omnichannel", consta no documento enviado à CVM.
Atualmente, a Cantu Store possui presença em 17 estados e 26 filiais, sendo 4 centros de distribuição de pneus. Segundo a companhia, a atual estrutura é capaz de atender todas as cidades do Brasil. Até setembro de 2021, o Grupo realizou vendas para 5.181 municípios, o que representa a 93% do total de cidades do país.
Em 2020, a companhia registrou uma receita líquida de vendas de R$ 767 milhões, ante R$ 579,5 milhões em 2019. Além disso, segundo o documento divulgado, nos primeiros nove meses de 2021 a Cantu Store obteve receita líquida de R$ 930,7 milhões:
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