É natural que, quando um investidor começa a aplicar seu dinheiro em ações, ele procure quais são as ações mais recomendadas para o seu perfil. Com isso, ele começa a perceber que o preço alvo é sempre citado. Mas você sabe o que isso significa?
Sempre que os analistas calculam o preço alvo de uma ação, eles se baseiam em uma análise fundamentalista para fazer recomendações. O termo também existe no inglês onde é chamado de Price Target. Vamos entender melhor o que é o preço alvo e como saber o momento de comprar uma ação.
Preço alvo: quando é hora de comprar uma ação?
O que é preço alvo?
O preço alvo de uma ação é o preço que o analista projeta para esse ativo em uma determinada data. Normalmente, o cálculo utiliza a metodologia de fluxo de caixa descontado, com a soma de outras projeções dos analistas. Seu objetivo é saber qual o potencial de valorização ou desvalorização da ação.
Assim, se o preço alvo for superior ao atual, significa que a ação irá se valorizar até que o preço alvo projetado seja atingido. Caso o preço alvo seja menor que o atual, a ação irá se desvalorizar de acordo com a projeção do analista.
Como o preço alvo é calculado?
Para que o analista de ações determine o valor esperado de uma ação e qual será o preço alvo dela, ele precisa projetar qual será o fluxo de caixa da empresa para o ano, analisando qual será o lucro dessa empresa durante esse período.
Essa projeção é feita com base no que a empresa tem de valor presente, realizando o cálculo do lucro futuro e o cálculo do valor da empresa futuro. Com o valor que a empresa tem, é possível calcular o valor de cada ação.
Quando é hora de comprar uma ação?
Depois de realizar o cálculo do preço alvo, os investidores comparam o valor que a ação tem hoje com o valor que terá com a projeção. Com isso, eles saberão se a ação está cara ou não.
Por exemplo, se hoje uma ação vale R$ 20,00 e o analista projetar que o preço alvo dessa ação será de R$ 25,00 até o final do ano, então, segundo suas projeções, a ação irá se valorizar 25% até o fim do ano. Portanto, a recomendação é de compra.
Vale lembrar que essa recomendação de compra é válida apenas até a data do preço alvo. Após, é necessário que uma nova análise seja feita. Então, haverá um novo preço alvo para saber se a tendência da ação é de queda ou de alta.
Divergências de preço alvo
Para calcular o preço alvo de uma ação, não existe uma fórmula única. Apesar de normalmente ser usada a metodologia do fluxo de caixa descontado para fazer o cálculo do lucro futuro do valor presente, estimar o lucro futuro não é fácil. Por essa questão, existem bastante divergências entre os analistas na hora de calcular o preço alvo.
Isso acontece porque cada analista considera uma possibilidade de lucro futuro para cada cenário em que ele está projetando.
Caso um analista projete que a demanda de um produto irá aumentar mas para outro a demanda irá se manter, uma projeção será maior que a outra, fazendo com que um preço alvo seja divergente do outro.
Além dissom, existem algumas variações que influenciam no lucro futuro da empresa, como a economia, o investimento da companhia, a concorrência, a preferência do consumidor, entre outros fatores.
Siga o Poupar Dinheiro no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre finanças, investimentos, mercado, ações e economia.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.