Devido ao fato do futuro dos brasileiros estarem um pouco incertos com as novas regras da aposentadoria no país, muitos estão procurando por um plano de previdência privada com o intuito de complementar a renda futuramente.
Porém, essa é mesmo a saída certa para quem procura este objetivo? Vamos ver como funciona a previdência privada.
Previdência Privada: como funciona e como ter uma?
O que é a Previdência Privada?
Pode-se dizer que a Previdência Privada é como uma aposentadoria particular. Ela não tem ligação com a aposentadoria do governo, como o INSS. Algumas pessoas usam esse investimento como forma de complementação para a Previdência Social, na qual é ofertada pelo governo federal. Assim, essas pessoas recebem suas aposentadorias convencionais pelo INSS e complementam com a Previdência Privada.
É comum que algumas pessoas utilizem esse investimento para realizar alguns sonhos de suas vidas, como:
- Pagar os estudos dos filhos;
- Comprar a casa própria;
- Fazer uma reserva de emergência..
Portanto, apesar da Previdência Privada receber esse nome, parecendo ser apenas uma aposentadoria, ela é uma modalidade de investimento muito versátil.
Uma desvantagem da Previdência Privada é que é necessário aguardar até o final do prazo estipulado para realizar o resgate do valor sem prejudicar o rendimento. Por esse motivo que muitas pessoas acabam investindo na Bolsa de Valores, por exemplo, pois nela é possível obter mais liberdade, com maior rentabilidade.
Como funciona a previdência privada?
Seus planos geralmente são disponíveis por bancos ou seguradoras. É possível saber quanto deve ser reservado para chegar em um determinado valor, no prazo que foi escolhido.
Essa análise é feita com base nas taxas de juros atuais do mercado, assim, é possível saber quanto tempo e quais valores serão necessários guardar para atingir seu objetivo.
Alguns bancos têm a opção de descontar as parcelas direto pela conta corrente todos os meses. Mas caso faça essa modalidade, esteja atento, pois alguns bancos descontam uma taxa bem alta de sua conta para realizar o serviço. Então aquilo que seria para poupar pode acabar saindo caro para seu bolso.
Tipos de Previdência Privada
Na Previdência Privada existem dois tipos: a fechada e a aberta.
- Fechada: estão os fundos privados, que são destinados a grupos de funcionários de uma empresa ou instituição pública. São criadas organizações sem fins lucrativos que arrecadam recursos de seus segurados e organizam sua aposentadoria. Eles são conhecidos como "caixinha" da empresa.
- Aberta: Essa modalidade é dividida em dois tipos, que são conhecidas como Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) e o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL). O VGBL é como um seguro pessoal para quem investe e faz suas contribuições regularmente. Esse plano não pode ser deduzido no Imposto de Renda. Já o PGBL funciona como um acréscimo à renda da pessoa. Seus pagamentos mensais podem ser deduzidos no Imposto de Renda, mas não podem ser superiores a 12% da renda bruta anual.
Caso você queira saber qual a melhor Previdência Privada para seu estilo de vida, alguns bancos e instituições oferecem um simulador online onde demonstra todas as possibilidades para cada aplicação.
Siga o Poupar Dinheiro no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre finanças, investimentos, mercado, ações e economia.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.