O setor de franquias voltou a ter destaque no mercado brasileiro. Em suma, em 2021, o setor cresceu 10,7%, quando comparado a 2020, e faturou mais de R$ 185 bilhões. O número aponta para uma redução de apenas 0,9% em relação a 2019, quando a pandemia ainda não comprometia a economia.
Diante disso, foi criado um ranking das maiores franquias do Brasil na atualidade. E na liderança das franqueadoras, segue O Boticário, com 3.652 pontos, e aumento de 0,9% em relação ao ano anterior. Em seguida, está a Cacau Show e o McDonald's.
Abaixo, você confere a top 10 das maiores franquias do Brasil, de acordo com o número de unidades existentes.
Quais são as maiores franquias do Brasil hoje?
Em suma, a lista de maiores franquias, são:
- O Boticário - 3.652 unidades (crescimento de 0,9%);
- Cacau Show - 2.827 unidades (19,2%);
- McDonald’s - 2.585 unidades (0,7%);
- Gazin Semijoias - 2.083 unidades (-);
- Ortobom - 2.078 unidades (dado não fornecido em 2020);
- Pit Stop Skol - 1.880 unidades (0,8%);
- Subway - 1.862 unidades (-0,1%);
- AM/PM - 1.841 unidades (2,1%);
- Seguralta - 1.682 unidades (26,9%);
- Lubrax+ - 1.668 unidades (0,2%)
Vale ressaltar que os serviços e demais negócios tiveram uma maior elevação de faturamento em 2021, com 22,9% comparado ao ano anterior. Entretanto, esse resultado também foi motivado pela chegada da fintech ACQIO.
A mesma antes estava no segmento de comunicação, informática e eletrônicos (com o pior resultado e redução de 27,2%), e da Prudential. Ademais, quem também teve influências de inclusões, foi a moda. A mesma teve um crescimento de 11% depois de adicionar mais de 1,8 mil unidades da Gazin Semijoias.
Para a entidade que representa as franquias, alguns fatores foram importantes para a retomada da mercado no último ano. São eles:
- O fim das medidas restritivas de distanciamento social;
- A retomada dos hábitos de consumo;
- Elevação do movimento nos shoppings centers;
- Aumento da eficiência com digitalização;
- Novos modelos totalmente digitais.
Além disso, houve um crescimento de 8% na rede de franquias, com 2.882 empresas e 170.999 unidades. E assim, teve um aumento de 6,2% comparado a 2019.
Ademais, também melhorou a geração de empregos: com 1.411.319 pontos de trabalho, o setor de franquias aumentou 12,1% em relação a 2020. Já em relação ao mesmo período de 2019, houve um crescimento de 3,9%. Em suma, esse é o melhor resultado em pelo menos 5 anos.
Para se ter uma ideia, havia 217.751 menos vagas ocupadas em 2017, quando o setor possuía 1.193.568 empregos. De acordo com os dados da ABF, cada franquia foi responsável, em torno, pela geração de 8 empregos diretos em 2021.
Em 2022, a associação estima um crescimento de 9% no faturamento. E assim, deve superar R$ 201 bilhões; 5% das redes de franquia (3.026); 7% das unidades (182.969); e 5% de emprego (1.1481.885).
Por fim, outro ponto antecipado é a projeção de inflação, estimada em 5,38%, segundo o IPCA. De forma a conter os efeitos negativos da variação, 67% das marcas tiveram reajustes de preço, com em torno de 30% do valor, em média; 58% readequaram a operação; enquanto 44% trocaram fornecedores.
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