Em 2024, a idade mínima para se aposentar pelo INSS vai mudar, assim como o tempo de contribuição. Conforme a Reforma da Previdência, que ocorreu em 2019, no próximo ano a idade mínima sofrerá alteração.
Qual a idade mínima para se aposentar em 2024?
A partir de 2024, a idade mínima para se aposentar pelo INSS será de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres. Já o tempo de contribuição para homens passa a ser 35 anos e para as mulheres, 30 anos. Lembrando que as novas regras valerão apenas para quem começou a trabalhar após a aprovação da reforma.
Para quem começou a trabalhar antes da implementação da reforma, o processo pode seguir um caminho distinto. Eles têm acesso às regras de transição, que incluem aumentos graduais na idade mínima e no tempo de contribuição. Assim, em situações específicas, é viável alcançar a aposentadoria antes dos 65 anos (para homens) ou 62 anos (para mulheres).
O cálculo de aposentadoria do INSS
Uma calculadora para fazer o cálculo da aposentadoria foi disponibilizada pelo jornal ‘’O GLOBO’’. Com ela, o trabalhador pode informar o ano em que ingressou no mercado de trabalho, idade e gênero. Além disso, a ferramenta mostra várias maneiras para conseguir a aposentadoria pelo INSS.
Com todos esses dados disponibilizados pelo cidadão, a ferramenta consegue estimar o tempo que falta e o valor do benefício em diferentes modalidades.
Regras de transição
As regras de transição aplicam-se a indivíduos que estavam próximos da aposentadoria em 2019, faltando apenas dois anos para atingir o tempo necessário. Nessas situações, é adotada a regra do pedágio, que, na prática, implica que o trabalhador deve cumprir 50% a mais do tempo que faltava para se aposentar no momento em que a Reforma da Previdência entrou em vigor.
Então, gostou da notícia? Deixe um comentário para nós!
Siga o Poupar Dinheiro no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre finanças, investimentos, mercado, ações e economia.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.