O termostato é o sensor que faz o controle da temperatura das geladeiras, dos refrigeradores e demais eletrodomésticos. A sua regulagem é muito importante para que os alimentos sejam conservados de forma correta. Caso contrário, pode ocorrer de os alimentos ficarem muito congelados, ou não manterem a temperatura capaz de impedir que eles estraguem.
Além disso, a correta regulagem do termostato auxilia a não sobrecarregar o compressor da geladeira. E isso é muito importante para evitar o desperdício de energia. Diante disso, é fundamental compreender como funciona, e como regular o termostato da geladeira, para ter um melhor aproveitamento do seu eletrodoméstico. Abaixo, confira os detalhes.
Como o termostato funciona?
O termostato tem dois recursos para o seu funcionamento. O primeiro identifica a variação térmica sofrida pelo sistema. Enquanto isso, o outro visa controlar a mudança, e corrigir qualquer alteração que seja detectada. Além disso, ele remove o calor da geladeira, e esfria o local por dentro.
O funcionamento do termostato tem relação com o funcionamento do compressor. Isso porque o termostato é responsável por iniciar ou interromper a atividade do compressor. Para compreender melhor o conceito, pense na seguinte situação: sem querer, você deixou a porta da geladeira aberta.
Nesse tipo de situação, é comum que o calor do ambiente externo entre em contato com a geladeira. E isso deixa o calor dentro dela mais alto. Nesse momento, o primeiro sensor do termostato constata a variação de temperatura dentro da geladeira, enquanto o segundo controla a mudança e aciona o funcionamento do compressor, para que a temperatura interna da geladeira consiga suprir a quantidade de calor que recebe.
No momento em que a geladeira atinge a temperatura na qual consegue manter a conservação dos alimentos, o termostato corta a eletricidade do compressor, e não recomeça o processo até perceber que o interior da geladeira está muito quente. Logo, quando você abre a geladeira e ela não está gelando, é sinal de que o termostato não está funcionando corretamente.
Como regular o termostato da geladeira?
Ao configurar o termostato da geladeira, é importante considerar a quantidade de alimentos presentes na geladeira e no freezer. Além disso, é importante prestar atenção na temperatura externa, e à rotina da casa.
Em suma, a temperatura padrão dos refrigeradores deve ser abaixo de 5ºC. Essa margem de temperatura oferta uma melhor conservação de alimentos perecíveis, fazendo com que sua decomposição seja mais lenta.
Por outro lado, os congeladores costumam apresentar uma temperatura em torno de -18ºC. Nessas condições é possível impedir a ação dos microorganismos e bactérias sobre os alimentos, e assim, obter uma conservação ainda mais eficaz.
Então, aqui vai uma dica importante: observe se sua geladeira não está trabalhando demais. Algumas pessoas podem pensar que deixar a regulagem de temperatura sempre na mesma posição pode ser mais econômico, porém, é preciso pensar no clima do local onde você mora. Há variações ao longo das estações? E como sua geladeira lida com isso? Talvez, você possa reduzir e aumentar a temperatura conforme a necessidade. Assim, você mantem seus alimentos sempre mais frescos e a energia elétrica sob controle.
E por fim, não esqueça: evite abrir a porta da geladeira toda hora, sempre que o fizer, verifique se a porta foi bem fechada e de tempos em tempos confira se a borracha de vedação ainda está funcionando bem.
Esperamos ter te ajudado!
Siga o Poupar Dinheiro no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre finanças, investimentos, mercado, ações e economia.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.