Cada vez mais vemos os termos e siglas em inglês sendo adotadas por empresas. Se você acompanha relatórios ou mesmo notícias sobre elas, você provavelmente já se deparou com algumas delas.
A questão é que nem sempre entendemos o seu significado, principalmente quando elas estão entrando em nossa cultura de linguagem, quando estão começando a ser adotadas, ou mesmo quando começamos a nos interessar e acompanhar os assuntos do mundo das empresas.
Entre essas tantas palavras estão as siglas CEO, CFO, CIO e CMO, que estão relacionadas a diferentes cargos em empresas. CEO, já é bastante conhecida, já vem sendo usada a algum tempo. Mas e as demais? Você entende o signficado delas?
Se você respondeu não, então esse artigo é pra você, pois abaixo vamos ver o que essas e outras siglas representam e as traduções delas.
O que é CEO (Chief Executive Officer)
Sua tradução é: diretor ou diretora geral ou presidente da empresa. É o maior cargo de uma hierarquia empresarial, estando no topo delas. O trabalho que um CEO realiza está ligado a tomar decisões sobre todos os níveis operacionais da organização. Porém, pode variar muito do segmento, atuação e porte da empresa.
O que é CFO (Chief Financial Officer)
CFO é cargo de Direção Financeira. Os profissionais CFO comandam a administração e planejamento financeiro da empresa. Na maioria das vezes, eles respondem direto ao CEO da empresa, delegam responsabilidades para a equipe financeira e direcionam metas para diversas áreas.
O que é CIO (Chief Information Officer)
O cargo de CIO está cada vez mais importante dentro das empresas devido a digitalização dos negócios. CIO nada mais é do que o diretor ou diretora de TI (Tecnologia da Informação). Esse cargo é responsável por toda a informática de uma empresa, no qual precisa estar atento às tecnologias da atualidade, gerenciar os recursos digitais, sistemas internos e externos e implementar sistemas inteligentes para melhoria da empresa.
O que é CMO (Chief Marketing Officer)
CMO é o cargo de Direção de Marketing. Nele, os profissionais coordenam e administram todas as ações de Marketing da empresa, incluindo cuidar da marca institucional, posicionar-se no mercado e trazer resultados com as tecnologias de marketing.
Outras siglas
Essas são as quatro principais siglas utilizadas pelas empresas, mas há outras. Veja abaixo algumas delas:
O que é COO (Chief Operating Officer)
COO é a sigla para o cargo de Diretor de Operações. Essas operações são as atividades principais que geram receita para o negócio. Normalmente, o COO é o braço direito da presidência e é responsável pela parte comercial da empresa.
O que é CTO (Chief Technical Officer)
CTO é o diretor técnico ou diretor de tecnologia. O cargo é mais presente em empresas que atuam de forma digital. Ele tem contato mais direto com o CIO por causa da proximidade das atividades. Seu foco está na visão técnica.
O que é CPO (Chief Product Officer)
CPO refere-se ao diretor ou diretora de produtos. Nesse cargo, a pessoa chefia as atividades relacionadas aos produtos da organização, como por exemplo a concepção, projeto, produção, mapeamento e correção de problemas, além de identificar oportunidades de melhorias e novos produtos.
Você sabe qual a diferença entre o CEO e o presidente? E entre o CEO e o Chairman?
A maioria das grandes empresas que possuem capital aberto trabalham com o chamado ‘Conselho de Diretoria’ ou apenas como Conselho. Esse órgão defende o direito dos investidores, que na maioria das vezes é formado por membros de diversas áreas de atuação.
Esses membros podem ser escolhidos internamente na empresa ou externamente, com a condição de que sejam de confiança de outros membros, pois eles defendem algum interesse específico.
Tecnicamente, o papel principal desses membros é atuar como se fossem os "advogados" dos acionistas, assegurando que as decisões que serão tomadas sejam em benefícios aos interesses deles.
Todo grupo possui suas regras, e o conselho não fugiria delas. Uma das regras é ter como responsável a pessoa conhecida como Chairman.
Pelo fato de existir um grupo responsável pela defesa dos interesses dos acionistas, com toda certeza também existe um grupo dedicado à defesa dos interesses da empresa. Nesse momento entram as siglas que citamos, como o CEO, CMO, CFO entre outros.
Essa equipe administrativa tem como responsabilidade garantir o andamento da rotina diária da empresa. Todos os processos executados são de responsabilidade desse grupo.
Tecnicamente, o CEO possui uma visão, e o presidente entende de "negócio". O CEO se responsabiliza pelo planejamento e objetivos com mais estratégias, onde constam prazos médios e longos de execução.
Ele também tem sua responsabilidade por implementar decisões do conselho,pois ele responde diretamente ao Chairman. Já o presidente, ele tem a responsabilidade de cuidar de todo o operacional da empresa.
A diferença fica mais evidente quando a organização possui outras empresas no mesmo grupo e cada empresa possui um presidente, que reporta ao mesmo CEO.
Siga o Poupar Dinheiro no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre finanças, investimentos, mercado, ações e economia.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.