Na última sexta-feira, 4 de março, a plataforma online de transações financeiras, o Pix, bateu um novo recorde de movimentações. Em suma, foram realizadas 58.531.277 operações em tempo real.
Ao total, no mês de fevereiro, foram feitas 1,1 bilhão de transações. O maior número de operações foi visto no mês de dezembro de 2021, com 1,4 bilhão. Já no mês de janeiro, foi vista uma queda, com 1,3 bilhão de operações.
Segundo os dados do Banco Central mais atualizados sobre o Pix, quanto ao mês de fevereiro, haviam 408,6 milhões de chaves ativas no Brasil. Desse total, 153 milhões eram aleatórias, 100,9 milhões com CPF, 87,8 milhões com número de telefone celular e 59,9 milhões com e-mail.
Por fim, os mais de 400 milhões de chaves dizem respeito a 122 milhões de usuários no Brasil. Deste total, 113,6 milhões são pessoas e 8,4 milhões são pessoas jurídicas, tais como as empresas e as associações civis.
O que é o Pix?
Em suma, o pix é o pagamento instantâneo do Brasil. Desenvolvido pelo Banco Central, o sistema foi criado para ser mais seguro, rápido e está disponível para as transações entre as instituições bancárias, bem como atender as pessoas físicas e empresas.
Além das formas mais existentes de transferências, o modelo possibilita o pagamento de contas, assim como o recolhimento de impostos e taxas de serviços. Abaixo, confira as principais características.
- Velocidade: Em suma, as transações do Pix são realizadas em poucos segundos. E o melhor: o destinatário ganha o dinheiro em tempo real;
- Disponibilidade: o sistema opera 24 horas por dia, 7 dias por semana, e até mesmo nos feriados;
- Simplicidade: o processo de transação do Pix tem etapas de fácil aprendizado;
- Acessibilidade: o sistema tem um baixo custo para as empresas e uso gratuito para as pessoas físicas;
- Segurança: o sistema possui mecanismos que garantem a segurança das transações;
- Versatilidade: o pix tem várias opções para pagamentos, independente do valor, tanto para pessoas, quanto para empresas e governo;
- Integração: o sistema tem processos integrados que melhoram e conciliam os pagamentos.
Siga o Poupar Dinheiro no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre finanças, investimentos, mercado, ações e economia.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.