Inicia nessa segunda-feira, dia 7 de março, o período para que os cidadãos que possuem valores a resgatar de instituições financeiras - aquele dinheiro que ficou esquecido por algum motivo em uma conta que foi encerrada, por exemplo -, façam a solicitação do resgate.

Essa solicitação poderá ser feita por meio do Sistema Valores a Receber (SVR), ferramenta lançada pelo Banco Central em fevereiro. Numa primeira etapa, qualquer pessoa física ou jurídica poderia acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br e verificar se tinham ou não dinheiro disponível para resgate.

Essa primeira consulta exigia apenas que o cidadão informasse seu CPF e data de nascimento ou CNPJ e data de criação da empresa. Se o resultado fosse positivo para valores esquecidos, o usuário seria orientado a fazer novo acesso ao site, a partir dessa segunda-feira, dia 7, conforme um calendário de agendamentos (confira abaixo), para verificar mais detalhes.

Nessa segunda etapa, porém, os usuário precisarão ter uma conta no sistema Gov.br, nível prata ou ouro, para que consigam acessar os relatórios contendo a quantia de dinheiro disponível, de onde vem esse valor e fazer a solicitação de resgate.

Segundo dados divulgados pelo Banco Central recentemente, cerca de R$ 4 bilhões deverão ser devolvidos num primeiro momento e, com o aperfeiçoamento da ferramenta, que deve ampliar os serviços dela ainda em 2022, até R$ 8 bilhões poderão ser resgatados.

O BC também informou que o valor médio por CPF/CNPJ a ser resgatado é de R$ 142,00. Veja abaixo o calendário de agendamentos e o passo a passo para fazer a solicitação.

Calendário de agendamentos

As consultas ao sistema poderão ser feitas de acordo com o ano de nascimento da pessoa ou da criação da empresa, conforme o seguinte calendário:

Data de nascimento (pessoa) ou de criação (empresa) Período de agendamento (consulta e resgate) Data de repescagem (para quem perder a data agendada)
Antes de 1968 7 a 11/3 12/3
Entre 1968 e 1983 14 a 18/3 19/3
Após 1983 21 a 25/3 26/3

O agendamento será feito das 4h às 14h ou das 14h às 24h. Se você esquecer ou perder a data e o período, você deverá consultar novamente e receber uma nova data.

Além disso, para aqueles que perderem a data haverá um período de repescagem (como mostra o quadro acima). Se essa segunda data também for perdida, o usuário poderá consultar ou solicitar o resgate do saldo existente somente a partir de 28/03/2022.

Passo a passo para resgatar valores esquecidos

O resgate dos valores será a partir das datas apresentadas acima e por meio do login Gov.br - nível ouro ou prata. Por isso, o primeiro passo é criar o login Gov.br. Veja como:

  1. Se você ainda não tiver login Gov.br, faça seu cadastro gratuito no site Gov ou pelo App Gov.br (Google Play e App Store);
  2. Se estiver no aplicativo, clique no botão "Entrar com gov.br", e se estiver no site, clique no botão "Criar conta gov.br";
  3. Em seguida digite seu CPF e siga as orientações para criar sua conta.
  4. Você será direcionado para uma página onde terá que preencher um formulário informando dados pessoais;
  5. Em seguida, o Sistema Gov.br fará algumas perguntas que você deve responder para comprovar que você é você;
  6. Habilite o cadastro emitindo um código de verificação que poderá ser enviado por SMS ou e-mail;
  7. E por fim, cadastre uma senha.

Em seguida você pode voltar ao site valoresareceber.bcb.gov.br (na data e período agendados) para fazer a consulta aos valores e solicitar o resgate. O passo a passo nesse caso é o seguinte:

  1. Acesse o valoresareceber.bcb.gov.br;
  2. Faça login comm a conta Gov.br;
  3. Leia e aceite o termo de responsabilidade;
  4. Verifique o valor a receber, a instituição que deve devolver e a orgem desse dinheiro. Se necessário, acesse as informações adicionais que o sistema pode oferecer;
  5. Solicite o dinheiro clicando em "solicitar por aqui" para devolução via Pix ou em "solicitação via instituição" no caso daquelas que não oferecem a devolução por Pix.

Bancos terão 12 dias úteis para pagar

Os cidadãos que solicitarem o resgate de valores por meio do SVR deverão receber o dinheiro das instituições financeiras em até 12 dias úteis após a solicitação.

O Banco Central ressaltou ainda que os usuários terão a possibilidade de solicitar o resgate via Pix. Isso já havia sido anunciado em janeiro, quando o Banco Central lançou a ferramenta. Na oportunidade, o BC disse que a transferência poderia ser feita de duas formas:

  • no caso de bancos ou instituições financeiras que aderiram a termo específico junto ao BC: diretamente via Pix na conta indicada pelo beneficiário. Para isso, ele deve informar os dados pessoais e guardar o número de protocolo, caso precise entrar em contato com a instituição;
  • nos outros casos, o beneficiário deverá entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar com a instituição a forma de retirada.