Primeiro de tudo, é importante entender o que significa esse termo. ATM vem da língua inglesa e significa "Automatic Teller Machine", traduzido é "Máquina de Caixa Automático", o famoso caixa eletrônico. Já o 5G provavelmente você tenha ouvido falar nesses últimos tempos. É uma tecnologia usada para se ter acesso à internet por dispositivos, como celulares, tablets e computadores.
Essa modalidade de internet é mais rápida e promete revolucionar a vida das pessoas, tornando praticamente tudo conectado. Com isso, os caixas eletrônicos aderiram a essa novidade e juntou o útil ao agradável, deixando tudo ainda mais tecnológico.
Como a tecnologia do ATM 5G funciona nos caixas eletrônicos?
Vamos entender melhor o que tudo isso significa e como irá agregar em nossas vidas.
ATM 5G: como o 5G funciona nos caixas eletrônicos?
Ainda há dúvidas em relação à conexão 5G, já que temos várias outras soluções de conexão com boa velocidade e segura, como a fibra óptica por exemplo. O que muda é que a tecnologia do 5G leva essa velocidade para praticamente todos os dispositivos de conexão, podendo ser de sensores em automóveis modernos até a geladeira de sua casa, onde tudo isso pode se conectar e transmitir dados.
Até hoje não existia uma tecnologia capaz de conectar e suportar a quantidade de dados gerados com essa conectividade tão ampla. Porém, o 5G junto com outras tecnologias modernas, ajuda a viabilizar esse tipo de conexão.
Nos caixas eletrônicos, a tecnologia do ATM 5G torna eles mais interativos, possibilitando a inclusão de novas funções. Em São Paulo, exatamente na cidade de Alphaville, o Banco24Horas já instalou um equipamento portando essa tecnologia.
Quais são as principais funcionalidades dessa inovação?
A videoconferência é uma das novas funcionalidades do atendimento virtual, portanto, em vez de contar apenas com uma máquina para se conectar com as instituições bancárias para realizar serviços específicos, o caixa 5G também conta com uma série de recursos de atendimento que são compatíveis com a economia digital.
A intenção é que esse serviço faça parte do futuro por meio de pagamentos com alto potencial de expandir para lugares remotos. Os caixas eletrônicos 5G também têm a capacidade de diminuir custos operacionais, fazendo com que a bancarização se torne algo democrático para as pessoas.
Conexão pública
O 5G também permite a disponibilidade de um sinal via rádio para conectar em outros dispositivos, chamado de hotspot Wi-Fi e funciona como um serviço adicional.
Então, é possível disponibilizar acesso público e gratuito à internet para locais que sejam próximos aos caixas eletrônicos 5G e permitir que os frequentadores do local acessem a rede sem precisar gastar seus dados móveis.
Monitoramento de vídeo
Com a tecnologia, a segurança também será maior, pois por meio do sistema, será possível monitorar o que acontece no local do autoatendimento em tempo real, podendo verificar o tamanho da fila dos caixas por exemplo, facilitando assim, a identificação da demanda de instalação de mais caixas nos estabelecimentos.
Benefícios da tecnologia 5G para as operações bancárias
Um dos principais benefícios é a possibilidade de desenvolver e aprimorar novos recursos de atendimento, ajudando os profissionais com identificação de reparos e abastecimentos nos ATMs.
Outro fator que beneficia com a tecnologia 5G nos ATMs é a possibilidade que, com o atendimento em tempo real, nos casos de suspeita de fraude, será possível pensar em soluções de verificação imediata.
As operações em caixas eletrônicos 5G são muito mais rápidas, em razão da velocidade de conexão. Além de saques, depósitos e pagamentos serem mais rápidos, as filas consequentemente serão menores.
Siga o Poupar Dinheiro no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre finanças, investimentos, mercado, ações e economia.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.