As taxas do Tesouro Direto sofreram um reajuste nessa quinta-feira, 21 de outubro. Um reajuste significativo, por sinal. Portanto, se você já vinha de olho nas aplicações de renda fixa e hibrida disponibilizadas pelo Tesouro Nacional, saiba que agora elas estão ainda mais interessantes.
Para quem não sabe, o Tesouro Direto é um título público emitido pelo Tesouro Nacional e funciona como um tipo de empréstimo que o governo faz com a população. Depois, você recebe o valor investido com juros na data de vencimento, que é definida quando você faz a compra do título.
A remuneração dessas aplicações pode ser prefixada, pós-fixada ou híbrida, ou seja, existem várias opções de títulos e alguns deles permitem que você saiba exatamente quanto vai ganhar no momento de fazer o resgate, mas há outros que deixam esse retorno em aberto, a depender de outros fatores como a inflação ou Taxa Selic.
Esse é um tipo de investimento muito fácil de ser feito e, que por ser emitido pelo governo federal, ele possui riscos baixíssimos. Além disso, com valor baixo é possível começar a investir. Atualmente, por exempplo, a partir de R$ 30,00 já é possível fazer uma aplicação nessa renda fixa.
Novas taxas e preços
Dentro dos títulos prefixados, que antes variavam de cerca de 9% até 10% ao ano, agora há opções que variam entre 11,36% até 12,10%. Também sofreram um reajuste para cima os títulos do Tesouro IPCA. O para 2026 que antes pagava IPCA + 4,56% agora paga IPCA + 5,25%, por exemplo.
Por outro lado, o Tesouro Selic teve um reajuste para baixo. Até recentemente, o título para 2024 estava pagando Selic + 0,1564% e agora paga Selic + 0,1218%. O título para 2027 estava pagando 0,2850% e agora está remunerando Selic + 0,2650%.
Veja abaixo a tabela com os novos preços e taxas:
Como investir no Tesouro Direto?
Talvez você tenha ficado interessado nesse tipo de investimento e agora esteja se perguntando agora como fazer isso. Se é o seu caso, saiba que existem duas principais formas de se investir no Tesoro Direto:
- Por meio do site do Tesouro Direto;
- Por meio de uma corretora de investimentos.
No primeiro caso, basta acessar o site do Tesouro, escolher a modalidade de título conforme sua preferência e objetivos e dar sequência ao processo de simulação e investimento. É bastante simples e intuitivo o processo.
No segundo caso, é preciso ter uma conta em uma corretora de investimentos, as mesma que intermediam o investimento em outras ativos como as ações. Por meio dela é possível buscar as opções de investimento no Tesouro Direto e iniciar a aplicação.
Siga o Poupar Dinheiro no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre finanças, investimentos, mercado, ações e economia.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.