O Banco Central fez uma radiografia do setor de pagamentos no Brasil em 2020 e divulgou recentemente os resultados. Os dados estão nas Estatísticas de Pagamento de Varejo e de Cartões no país. Em suma, o documento apresenta um dado interessante: o uso dos meios de pagamento digitais seguem em alta, em especialm por celular e tablet. Confira todos os detalhes a seguir.
Transações por celular subiram 35% em 2020, diz estudo do BC
As transações feitas em dispositivos móveis, tais como o cleular e o tablet, atingiram 46.113 milhões em 2020. O número representa uma elevação de 35% na comparação com 2019 (34.170 milhões de operações).
Por outro lado, houve uma redução na quantidade de transações feitas pela internet pelo 2º ano consecutivo. E assim, acumulou uma queda de 14% no período. Quando se fala em pagamento de contas, tributos e transferência de crédito, os canais móveis e digitais também estão em alta. Eles respondem por 37% dos pagamentos. Apenas em 2020, um total de 3.957 milhões de operações com essas finalidades foram realizadas. Valor este 35,4% a mais do que em 2019.
Diante da pandemia, os números do mercado de cartões teve um aumento importante. Abaixo, confira os dados do Banco Central:
Brasil no processo de digitalização
Diante dos dados acima, é possível verificar que há uma crescente digitalização no setor dos meios de pagamentos no Brasil, e na economia como um todo. Inclusive, o Banco Central incentivou esse fato, com as novas ferramentas que vem introduzindo no mercado. Tais como o Pix, o Open Banking, e o Sandbox Regulatório, entre outras.
Por fim, vale ressaltar os dados do Pix em 2020: No dia 31 de dezembro de 2020, o serviço foi responsável por 144.595 mil operações de transferência de crédito, por exemplo. Lembrando que, o sistema foi lançado em novembro de 2020.
Siga o Poupar Dinheiro no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre finanças, investimentos, mercado, ações e economia.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.