Passou o mês de novembro de 2022 e o banco digital Nubank completou um ano de empresa listada na bolsa de valores. O evento que marcou a abertura de capital da fintech ocorreu nos Estados Unidos e o mercado escolhido foi a Nyse, sob o código NU.
No Brasil, o Nubank passou a ser negociado por meio de papéis representativos das ações norte-americanas, chamados de Brazilian Depositary Receipts (BDRs). O banco digital é encontrado na bolsa de valores brasileira B3 com o ticker NUBR33.
Nas últimas semanas, o Nubank ganhou destaque nas manchetes após publicar resultados trimestrais e completar um ano desde a oferta pública inicial de ações (IPO).
Mas como está o Nubank hoje? A empresa deu lucro? E as ações? Neste artigo, trazemos os principais eventos que marcaram o primeiro ano de aniversário do IPO do Nubank. Confira!
Ações (NU) e BDR do Nubank (BDR33)
O Nubank chegou ser a instituição financeira mais valiosa da América Latina no momento inicial do IPO em 2021, ultrapassando até mesmo o Itaú. Entretanto, o valor de mercado da fintech derreteu no decorrer dos meses seguintes, assim como as ações na bolsa de valores.
Em Nova York, as ações NU (precificadas a US$ 9,00 no IPO) chegaram a ter alta de 30% e fecharam o dia (9 de dezembro de 2021) cotadas a US$ 10,33 cada com alta acumulada de quase 15%.
Neste momento em 2022, as ações do Nubank caíram mais de 60%.
Por sua vez, o BDR NUBR33 encerrou o pregão com preço de R$ 10,04 em alta de 20%. Desde então, os BDRs registram forte queda de cerca de 74%, segundo os registros.
É interessante observar que o Itaú, banco ultrapassado pelo IPO do Nubank, registrou alta na bolsa de valores no último ano.
Resultados do Nubank - deu lucro?
Uma das principais polêmicas do Nubank, os resultados da fintech mostravam forte prejuízo no IPO, mesmo com a base de clientes e a marca do roxinho crescendo. Entre 2020 e 2021, o prejuízo caiu de US$ 166 milhões para US$ 165,3 milhões.
Neste terceiro trimestre de 2022, período entre julho a setembro, o Nubank registrou lucro líquido de US$ 7,8 milhões, revertendo o prejuízo de US$ 34,5 milhões obtido no mesmo período do ano passado.
Todavia, no segundo trimestre de 2022 (2T22) o Nubank havia reportado prejuízo de US$ 28,4 milhões, segundo o relatório de resultados da fintech. Já no primeiro trimestre de 2022, o prejuízo foi de US$ 45,1 milhões. Esses dados não estão ajustados.
Como pode ser observado, o prejuízo da fintech veio diminuindo nos últimos meses até surgir lucro, o que é muito positivo. No entanto, o Nubank ainda sai de 2022 com prejuízo se for considerado o balanço consolidado.
"O Nu mantém uma robusta posição de capital, sendo que o capital ajustado da NuFin atingiu US$ 3,8 bilhões no fim do trimestre, dos quais 74% eram classificados como caixa e equivalentes de caixa", explica a fintech pelo relatório.
Em 30 de setembro de 2022, o Nu contabilizava um portfólio sujeito a ganho de juros de US$ 3,5 bilhões, enquanto os depósitos totais eram quatro vezes maiores, atingindo US$ 14,0 bilhões. O índice de empréstimos/depósitos era de 25%.
Pelo relatório, o Nubank explica que o lucro foi reflexo de um crescimento de 46% no número de clientes ativos que chegou a 70,4 milhões de contas. Destaque também para aumento do engajamento dos usuários, com impacto na expansão da receita, juntamente com o aumento da margem bruta e a maior diluição de custos, alavancando nossa plataforma de baixo custo.
Com 70,4 milhões de clientes, Nubank estreia no México
Em 23 de novembro de 2022, o Nubank anunciou que a conta digital será liberada para as pessoas interessadas no México, sendo então um importante passo para a expansão da fintech. Em 2019, o Nubank havia anunciado que iria lançar o cartão de crédito no país.
Segundo o último relatório de resultados, o Nubank captou 5,1 milhões de novos clientes no 3º trimestre de 2022, além de 22,3 milhões de clientes no último ano.
Com isso, o Nubank tem agora uma base de 70,4 milhões de clientes, posicionando-se como uma das maiores, e de mais rápido crescimento, plataformas digitais de serviços financeiros em todo o mundo e a sexta maior instituição financeira da América Latina em número de clientes ativos.
Últimos eventos do Nubank - destaques
Integração de shopping ao app
Em novembro de 2021, o Nubank anunciou a funcionalidade Shopping, projeto de parceira com empresas para criar um ambiente de vendas dentro do app, com uso do NuCartão - em modelo de negócio abraçado por concorrentes, como o Inter e C6 Bank.
Os usuários têm acesso a descontos exclusivos em diversas lojas, como Casas Bahia, bem como podem receber cashback. Em 2022, o Shopping do Nubank foi turbinado na Black Friday.
Consolidação da plataforma de investimentos
Após comprar a plataforma de investimentos Easynvest em 2020, o Nubank investiu forte para entrar no mercado de capitais e criar novas receitas. Hoje em dia, os clientes da fintech podem até mesmo investir pelo mesmo app da conta digital.
Comercialização de seguros
Em meio a tantas novidades e investimentos na plataforma, o Nubank também tem cada vez mais ganhado uma fatia do mercado de seguros.
Lançado incialmente em 2021, o destaque é do Nubank Vida, seguro de vida da fintech que completou um ano com mais de meio milhão de clientes. Além disso, em fevereiro de 2022, o Nubank anunciou ainda um seguro para celular.
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