O sistema de pagamentos instantâneos Pix, está a cada dia ganhando mais popularidade. Inclusive, recentemente a ferramenta bateu o recorde de transações diárias, com 73,2 milhões de operações.
Além disso, um novo estudo aponta que o Pix está ganhando espaço nas compras no e-commerce, categoria que é dominada pelo cartão de crédito. Ademais, um estudo da consultoria Gmattos aponta que, em maio, o Pix se aproximou em termos de aceitação e disponibilidade de outras opções, tais como o boleto e o cartão de crédito.
Para se ter ideia, em janeiro de 2021, primeira edição do estudo, o Pix estava em 5º lugar no ranking. E era aceito por 16,9% dos comércios virtuais no Brasil. Já na edição de maio de 2022, o Pix conseguiu 74,6% de aceitação. Ou seja, mais de 4 vezes mais do que o visto anteriormente.
Boleto perde popularidade por conta do Pix
Enquanto o Pix tem ganhado espaço, o boleto tem decaído. É dito isso, pois em 2021, o boleto era aceito por 74,6% dos estabelecimentos. Já na pesquisa de 2022, aumentou somente 2 pontos percentuais, para 76,3%.
Por outro lado, na liderança do ranking de meios de pagamento no e-commerce no Brasil, está o cartão de crédito. Ele tem 98,3% de aceitação. Além disso, a edição de maio da pesquisa da Gmattos estudou 59 lojas online, de vários segmentos. Unidas, elas representam 85% do comércio eletrônico do Brasil.
O Pix existe desde novembro de 2020. Por conta disso, é natural as lojas virtuais levarem um tempo até iniciarem a ofertá-lo como opção de pagamento. Entretanto, a alta significa que o produto está se consolidando entre os brasileiros.
De acordo com a avaliação da consultoria, o Pix pode chegar a 91% a longo prazo. Isso, considerando o segmento de lojas que ainda não operam com essa forma de pagamento, mas que aceitam algum tipo de recebimento à vista (débito bandeira, banco ou boleto).
Ademais, "Se confirmada a agenda para novas funcionalidades para o PIX em 2022, como o Pix parcelado, um novo impulso na aceitação desta modalidade poderá ser observado", diz o estudo. Porém, Gastão Mattos, cofundador e CEO da Gmattos, diz que ainda não é possível estimar se o Pix pode ultrapassar o cartão de crédito.
Abaixo, veja o ranking do estudo de 2022:
Meios de pagamentos | % de aceitação em maio de 2022 | % de aceitação em janeiro de 2021 |
Cartão de Crédito | 98,3% | 98,3% |
Boleto | 76,3% | 74,6% |
Pix | 74,6% | 16,9% |
Carteiras digitais (Mercado Pago, PicPay, PayPal, etc.) | 45,8% | 49,2% |
Cartão de Débito | 28,8% | 37,3% |
Pagamentos à vista com desconto
Em suma, um fato que atrai as lojas virtuais ao uso do Pix, são os descontos que podem ser aplicados. Conforme o estudo, as lojas participantes conseguem ofertar descontos entre 3% a 18% na tentativa de estimular o consumidor a usar esse meio de pagamento.
Ademais, do grupo de lojas que ainda não aceitam Pix, somente 9% não operam com pagamentos à vista. De acordo com Mattos, "A evolução na aceitação, bem como a prática de incentivos, caso dos descontos, para pagamento com Pix, tem feito aumentar o seu share transacional". Por fim, a estimativa é que o Pix supere o boleto já na próxima edição do estudo, em julho.
O Pix já é aceito em todos os e-commerces do Brasil?
Para se ter ideia, em janeiro de 2021, primeira edição do estudo sobre meios de pagamentos mais populares no e-commerce, o Pix estava em 5º lugar no ranking. E era aceito por 16,9% dos comércios virtuais no Brasil. Já na edição de maio de 2022, o Pix conseguiu 74,6% de aceitação. Ou seja, mais de 4 vezes mais do que o visto anteriormente.
Quais os meios de pagamento mais populares no e-commerce do Brasil?
Um novo estudo aponta que o Pix está ganhando espaço nas compras no e-commerce, categoria que é dominada pelo cartão de crédito. Atualmente, o cartão de crédito é aceito por 98,3% dos e-commerces; seguido pelo boleto (76,3%); Pix (74,6%); carteiras digitais (45,8%) e cartão de débito (28,8%).
Siga o Poupar Dinheiro no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre finanças, investimentos, mercado, ações e economia.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.