O Vale-Gás foi um grande programa social lançado pelo governo anterior e mantido pelo atual. Ele beneficia brasileiros de baixa renda, que podem adquirir um botijão de gás de 13kg de maneira gratuita. Entretanto, o benefício vem sendo cortado e inúmeros beneficiados sendo atingidos. Estima-se que mais de meio milhão de brasileiros tiveram o Vale-Gás cancelado nos últimos meses.

vale-gas
vale-gás

Vale-Gás: Meio milhão de pessoas foram afetadas com os cortes

Para se ter uma ideia da redução, no mês de fevereiro de 2023 eram 5,95 milhões de famílias recebendo o benefício. Agora, no mês de dezembro, este número está em 5,4 milhões. Uma queda absurda de brasileiros beneficiados.

Por que o Vale-Gás foi cortado?

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, esse grande corte de benefícios se deu pela detecção de várias fraudes que ocorreram nos pagamentos do benefício. Muitos cidadãos estavam recebendo o Vale-Gás sem ter o direito. Desta forma, as regras foram quebradas e como consequência, o benefício foi cancelado.

Posso solicitar o Vale-Gás? Como proceder?

Primeiramente, o cidadão que quiser ter acesso ao vale-Gás deve estar devidamente cadastrado no CadÚnico. Além disso, a renda deve ser de até meio salário mínimo, algo em torno de R$ 606. Além disso, a renda familiar total não pode passar de três salários mínimos.

Contudo, algumas famílias com renda maior que três salários mínimos também podem ser beneficiadas, desde que estejam devidamente cadastradas nos programas municipais, estaduais ou federais de transferência de renda. Se um membro da família recebe o Benefício de Prestação Continuada, o direito ao Vale-Gás também é garantido.

Vale-Gás prioriza algumas famílias

Por ter alcance limitado, o programa social é distribuído com alguns critérios de prioridade. Assim, famílias com o cadastro atualizado no CadÚnico nos últimos dois anos, com menor renda, com maior quantidade de integrantes, contempladas pelo Auxílio Brasil e com cadastro qualificado pelo gestor através do uso das informações da averiguação, terão prioridade para receber o Vale-Gás