Um grupo grande de pessoas que têm dinheiro esquecido para ser resgatado por meio da ferramenta Valores a Receber ainda não fez a consulta ou a solicitação desse valor. A informação foi divulgada pelo Banco Central nessa semana, por meio de um balanço.
Segundo o documento, até o dia 24 de março, 2.852.109 solicitações de resgate foram feitas, entre pessoas físicas e empresas. Os valores de todas essas solicitações juntas chegam a R$ 245,8 milhões.
Isso é bastante coisa, mas considerando que nesta primeira fase estão sendo liberados R$ 3,9 bilhões esquecidos em instituições financeiras, significa que apenas 6,30% do dinheiro disponível foi resgatado até agora.
Felizmente, nessa semana o Banco Central divulgou um novo calendário de repescagem do sistema (confira abaixo), dessa forma, aqueles que ainda não fizeram a consulta dos valores esquecidos têm mais uma chance. Abaixo, veja o passo a passo de como fazer essa consulta.
Maior parte dos resgates é pelo Pix
Ainda segundo o balanço divulgado pelo Banco Central, entre as pessoas físicas que pediram a devolução, 2.516.990 solicitaram transferência via Pix, totalizando R$ 205.099.139,18, enquanto 328.947 preferiram receber os dados de contato das instituições financeiras, somando R$ 34.370.940,12.
Já entre as pessoas jurídicas, 5.113 solicitaram a devolução dos valores via Pix (R$ 5.012.975,84) e 1.059 receberam dados de contato (R$ 1.326.419,82).
Novo cronograma de repescagem
O novo cronograma iniciou na segunda-feira, dia 28 de março e segue até o dia 16 de abril. Nesta nova etapa, o agendamento também está acontecendo de forma escalonada conforme a data de nascimento ou a data de abertura da empresa.
A diferença é que, dessa vez, cada grupo vai ter um dia inteiro para realizar o agendamento e não somente um turno, como ocorreu no ciclo anterior. Confira o cronograma na tabela:
Vale lembrar que, caso a consulta e/ou resgate não sejam feitos em nenhuma dessas datas, não há razão para se preocupar, pois isso não afeta o direito sobre os recursos a devolver. Eles continuarão guardados pelas instituições financeiras o tempo que for necessário, esperando até que o cidadão solicite o resgate.
Nova etapa inicia em maio
Além disso, o BC também anunciou que a partir do dia 2 de maio terá início uma segunda etapa da ferramenta Valores a Receber. Nela, novos serviços financeiros serão englobados.
Nas próximas semanas, informações mais detalhadas ainda devem ser divulgadas pelo BC, mas por hora você pode conferir quais são as informações já englobadas e quais ainda devem ser.
Atualmente a plataforma agrega cinco dados diferentes de valores esquecidos. São eles:
- Contas corrente ou poupança encerradas com saldo disponível;
- Tarifas cobradas indevidamente, desde que previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
- Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, desde que previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
- Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários de cooperativas de crédito;
- Recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados.
Nas próximas fases devem ser reunidas ainda mais 7 informações de valores esquecidos, sendo:
- Tarifas cobradas indevidamente, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
- Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
- Contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível;
- Contas de registro mantidas por sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e por sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários para registro de operações de clientes encerradas com saldo disponível;
- Entidades em liquidação extrajudicial FGC (Fundo Garantidor de Créditos);
- FGCoop (Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito).
Como fazer a consulta ao SVR?
Caso você ainda não tenha feito a consulta e vai aproveitar esse novo período de repescagem, ou caso queira se preparar para a próxima fase, veja abaixo o passo a passo de como consultar e soliticitar a devolução do seu dinheiro.
Passo 1
Faça a consulta para saber se você ou sua empresa têm valores a receber do Sistema Financeiro.
Dados necessários
- Pessoa física: CPF e data de nascimento
- Pessoa jurídica: CNPJ e data de abertura
- Se tiver valores a receber, siga para o passo 2.
- Se não tiver valores a receber, volte na data informada pelo sistema, quando as instituições terão enviado novos dados ao Banco Central.
Passo 2
Verifique a data informada pelo sistema para você consultar o valor e solicitar a devolução. Fique atento também ao horário do seu agendamento (das 4h às 13h59h ou das 14h às 23h59).
Passo 3
Se você tiver valores a receber, o botão "Acessar meus Valores a Receber" ficará disponível.
Passo 4
Faça login com sua Conta gov.br (nível prata ou ouro).
Passo 5
Leia e aceite o Termo de Ciência.
Passo 6
Veja na tela do sistema:
- o valor a receber;
- a instituição que deve devolver o valor;
- a origem (tipo) do valor a receber; e
- informações adicionais, quando for o caso.
Passo 7
Clique na opção que o sistema mostrar e siga as orientações indicadas:
Quando a opção "Solicitar por aqui" estiver disponível:
- A instituição devolverá o valor via Pix em até 12 dias úteis.
- Selecione uma das suas chaves Pix e informe seus dados pessoais.
- Guarde o número de protocolo, para entrar em contato com a instituição, se necessário.
Quando a opção "Solicitar via instituição" estiver disponível:
- A instituição não faz devolução por Pix em até 12 dias úteis e o contato deve ser feito via telefone, informado na consulta.
Até quando posso consultar o Valores a Receber?
Um novo cronograma de repescagem foi liberado pelo Banco Central e ele vai até o dia 16 de abril. Depois disso, uma nova etapa deve iniciar em 2 de maio.
Quantos já resgataram dinheiro pelo Valores a Receber?
Segundo o balanço do Banco Central, 2.852.109 solicitações de resgate foram feitas, o que totalizou R$ 245,8 milhões.
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