A Via - antiga Via Varejo - anunciou nesta quarta-feira, 21 de julho, que a companhia pretende abrir 120 lojas físicas no decorrer de 2021, sendo que há projeções de 22 inaugurações por mês até novembro. Segundo o documento divulgado, 22 novas lojas já foram inauguradas até agora, nos estados da Bahia, Ceará, Pará, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Maranhão.
A medida faz parte dos objetivos de expansão e desenvolvimento da base de lojas físicas da companhia, que é dona de várias marcas importantes do varejo brasileiro, como Casas Bahia e Ponto (antigo Ponto Frio).
Das 120 lojas desejadas, 90 delas serão lançadas nas regiões norte e nordeste do Brasil, das quais 50 estarão disponíveis no estado do Pará possivelmente nos próximos dois meses. Segundo o documento divulgado, a Via possui 2,6 milhões de m² de lojas físicas no Pará e já foram contratadas 48 das 50 locações necessárias para as inaugurações.
Via projeta expansão e geração de 5 mil empregos diretos
Com a abertura de 120 novas lojas, a Via precisará contratar mais funcionários para dar continuidade ao trabalho nas unidades físicas. A expectativa é de que 5 mil empregos diretos sejam gerados no Brasil com a expansão da companhia.
Além de expandir a exposição nas regiões norte e nordeste, a Via também pretende abrir 19 novas lojas físicas no sul do Brasil, 12 no centro-oeste e 7 na região sudeste. Outro destaque vai para a loja conceito da Casas Bahia localizada na cidade de São Paulo, cuja inauguração está prevista para o segundo semestre de 2021.
A companhia também pretende expandir sua base de lojistas, que atualmente é de 55 mil membros na plataforma de marketplace da Via. A projeção é de 70 a 90 mil lojistas até o final de 2021.
- Veja as projeções da Via para o restante de 2021 na íntegra.
1T21: Venda nas lojas físicas cai; e-commerce salta 123%
Segundo as informações divulgadas pela Via em 21 de julho, a venda total nas lojas físicas caiu 9,6% no primeiro trimestre deste ano (1T21) em relação ao mesmo período de 2020, devendo-se considerar os impactos trazidos pela pandemia de covid-19 que trouxe uma onda de fechamento de unidades presenciais, principalmente nos comércios.
De outro lado, sendo o ponto forte das empresas em meio a esse cenário difícil, a venda total no canal online da Via, considerando a base da companhia e de seus lojistas cadastrados na plataforma, saltou 123% no primeiro trimestre do ano, na comparação com os meses de janeiro a março de 2020 - sendo que o isolamento social da pandemia começou em meados de março.
2T21 teve crescimento por causa do e-commerce; expectativa de 3T forte
Pelo relatório divulgado, a Via anunciou que os resultados registrados no segundo trimestre (2T21) tiveram "crescimento substancial" em razão do sucesso do e-commerce no período.
A divulgação dos resultados completos registrados no segundo trimestre (2T21) está marcada para o dia 11 de agosto, por volta das 12h, segundo o atual calendário corporativo da Via (VVAR3).
De outro lado, nos canais físicos o cenário foi sofrido e a companhia precisou lidar com o isolamento social da pandemia de covid-19. Entretanto, a expectativa da Via é de que os clientes comecem a voltar às lojas físicas no terceiro e quarto trimestre. "O tráfego de loja ainda não é o mesmo, mas esperase que a conversão em vendas seja mais alta. Espera-se que o terceiro trimestre seja forte em comparação com o mesmo período de 2019, período pré pandemia do covid-19", disse a companhia.
Siga o Poupar Dinheiro no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre finanças, investimentos, mercado, ações e economia.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.